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Você sabe para que serve uma Linha de Bunkering?

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Você sabe para que serve uma Linha de Bunkering?

Em diversas ocasiões vejo profissionais de Marinha e outros cargos cometendo pecados na hora de selecionar o conjunto de mangueiras que farão a transferência de fluidos entre navios, também conhecida como Ship-to-Ship.

Por isso, resolvi relacionar os 7 pecados cometidos por profissionais da área na hora de especificar e comprar suas linhas de Bunkering.

Mas antes de começar a falar dos pecados vou explicar em poucas palavras o que é essa linha. Uma linha de bunkering é um conjunto de mangueiras e conexões especialmente projetado para a transferência segura de combustível ou outros fluidos entre navios, permitindo o reabastecimento ou transferência de cargas líquidas em ambientes marítimos, garantindo eficiência e segurança operacional.

Os 7 pecados cometidos são:

1. Mangueira sem resistência a tração - Toda mangueira para essa finalidade deve possuir uma força de tração na qual deve suportar ao ser submetida. As mais comuns são de 7 toneladas.

2. Dry Break Coupling - Também conhecido como TODO, é uma conexão de segurança que deve possuir uma certificação internacional NATO STANAG 3756. Esta norma trata das diretrizes e procedimentos para o reabastecimento de combustível no mar (RAS - Replenishment At Sea), abordando aspectos como segurança, interoperabilidade e procedimentos técnicos entre navios da OTAN, para garantir operações eficientes e seguras durante a transferência de combustível entre navios em movimento.

3. Marine Breakaway Coupling (MBC) - É uma conexão que serve como um dispositivo de segurança em operações de transferência de fluidos entre navios ou entre um navio e uma instalação em terra. Ele é projetado para se separar automaticamente em caso de excessiva tensão na linha de transferência, como durante uma movimentação brusca ou no caso de uma deriva inesperada. Ao fazer isso, o MBC minimiza o risco de derramamento de fluido, protegendo o ambiente marinho e as embarcações envolvidas na operação.

4. Incompatibilidade de forças de tração entre o conjunto - uma vez que tanto a mangueira quanto o MBC possuem resistência a tração, estes devem ter as resistências compatíveis, para que em caso de um evento inesperado, ambos atuem como esperado, evitando o derramamento de fluido no mar.

5. MBC demasiadamente longo e pesado - estes fatores trazem inúmeras desvantagens para a linha. Dentre eles posso citar: manuseio difícil, limitação de mobilidade, estresse nas conexões, risco de danos ao conjunto.

6. Acessórios de flutuação - Flutuadores com diâmetros muito grandes podem prejudicar a acomodação do conjunto no Hose Reel, fazendo com que algumas partes da mangueira fiquem mal acomodadas no equipamento e com isso, haja redução de sua vida útil.

7. Desconhecimento das normas aplicáveis - a completa falta de conhecimento das normas aplicáveis na certificação e homologação do conjunto.

Matheus Lopes
Diretor Comercial

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